quinta-feira, 19 de março de 2009

Jaquetas de Couro x Cordura



Motociclistas preocupados com o quesito "segurança" usam somente jaquetas de couro ou cordura, não importando a condição do tempo (calor ou frio), porque segurança deve sempre estar em primeiro lugar.

Existem uma infinidade de modelos de jaquetas, coloridas e mais sóbrias (cores escuras). Embora todos saibamos que o melhor é usar jaquetas e roupas que se sobrassaiam (para que os demais veículos nos vejam), a maioria dos motociclsitas estradeiros gostam de roupas mais sóbrias, diferente do pessoal da moto velocidade que usam peças mais coloridas e chamativas. Essa é uma questão "cultural" e de "hábito" do meio... um estilo diferente do outro.

Vamos abordar as principais características das jaquetas, afim de mostrar suas diferenças e o que nunca pode se faltar nas mesmas.

Jaquetas de Cordura

As vantagens das jaquetas de cordura é que a maioria delas são impermeáveis (possuem um forro especial para tal) e existem em vários modelos e cores. São também mais leves que as de couro.

Toda jaqueta de qualidade, deve ter proteções internas, nas articulações (cotovelo e ombros) no mínimo. Algumas tem inclusive proteção para a coluna (ainda melhores).

Agora, é preciso deixar claro uma coisa: cordura é um tipo de tecido, não confundir com "brim" e outros que temos por ai. O tecido cordura é desenvolvido para ter mais abrasão (em caso de queda, protege melhor o motociclista das "raladas").

Jaquetas de Couro

Jaquetas de couro são mais abrasivas que as de cordura (protegem mais em caso de queda), desde que o couro seja "real" e tenha (ideal) 12mm ou "12 linhas" (termo dos fabricantes).

Jaquetas de couro não são impermeáveis, mas para tal, pode-se usar uma 2a. jaqueta a prova d´água.

Assim como a maioria das jaquetas de cordura, as de couro, deve-se também (preferencialmente) ter protetores nas articulações.

Dica Rock Riders: ao comprar jaquetas e outras vestimentas de proteção, pense assim: não estou gastando dinheiro, estou investindo na minha saúde e segurança.

Fonte: rockriders.com.br, com informações técnicas fornecidas pelo vendedor Marcelo - Loja Moto Garage (www.mgarage.com.br)

sábado, 7 de março de 2009

Oração do Motociclista


Senhor, fazei que o guidão da minha moto seja os vossos braços, que eu segure firme para não cair em tentação.

Senhor, que o farol ilumine minha vida com a luz dos vossos ensinamentos e que as lanternas indicadoras de direção sejam o sentido a tomar, direita ou esquerda; que eu nunca saia do caminho reto que é o caminho do céu.

Senhor, fazei com que nos espelhos retrovisores eu veja os próprios erros, para emendar-me e amar-vos cada vez mais.

Senhor, no tanque da gasolina colocai água viva oferecida a Samaritana, para que eu nunca mais venha a ter sede das necessidades mundanas; que o assento da moto não me leve à acomodação na vida, dai-me, ao revés, forças para permanecer de pé em direção ao vosso encontro.

Senhor, que a lanterna vermelha seja um sinal de "pare" , quando estiver no mau caminho e me reconduza ao caminho do bem. Que os apoios dos pés sejam os suportes dos vossos na doloríssima cruz.

Senhor, que o ronco do escapamento seja o som da vossa VOZ, soando aos meus ouvidos através das palavras da Bíblia.

Senhor, que as rodas da moto venham a mostrar que estou rodando em um mundo firme, porque Vós sois o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA.

Amém